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Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC)

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Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC) foi criado em 2009 com vistas a ofertar à comunidade acadêmica e à sociedade em geral a formação de recursos humanos de alto nível nas áreas de Administração e Contabilidade. Após uma experiência bem sucedida dos cursos de Mestrado Profissional em Administração e do Mestrado Profissional em Controladoria foi criado o Mestrado Acadêmico em Administração e Controladoria visando a consolidação da área de Administração e Contabilidade na Universidade Federal do Ceará. A criação do PPAC decorreu da necessidade de aglutinar recursos humanos e materiais, como também da necessidade de constituir em paralelo um curso de pós-graduação acadêmico para atender a um público e propósitos distintos daqueles que vinham sendo trabalhados nos mestrados profissionais.

O esforço do corpo docente, discente, e administrativo permitiu a melhoria substancial do programa que logrou a qualificação com o conceito 4 no triênio 2010-2012, e a confirmação desta qualificação no quadriênio 2013-2016. Em 2014, foi aprovada a criação do curso de Doutorado em Administração e Controladoria, e a primeira turma teve início em 2015.2 formada por 7 discentes. Além da relevância da implantação de mais um curso de Doutorado na região Nordeste do país, destaca-se o fato da proximidade geográfica com a Região Norte, que contempla apenas um curso de doutorado em administração e nenhum doutorado em contabilidade. O curso de Doutorado do PPAC possibilita preencher esta lacuna local e regional por meio das suas duas linhas de pesquisa “Organizações, Estratégia e Sustentabilidade” (OES) e, “Contabilidade, Controladoria e Finanças” (CCF).

Desde sua criação o PPAC vem consolidando-se passo a passo, já tendo formado doutores e mestres que atuam na área acadêmica e profissional, sendo um centro de pesquisa que tem atraído professores e pesquisadores do Estado do Ceará, tanto da capital como do interior, e de outros estados, notadamente das regiões Norte e Nordeste. O PPAC prima pela qualidade da formação de pesquisadores de alto nível e, em paralelo, tem feito um esforço permanente de ampliação de vagas face à crescente demanda.

Com o apoio da Universidade Federal do Ceará e de órgãos de fomento à pesquisa como a FUNCAP e CAPES, através de concessão de bolsas de estudo e financiamento de projetos de pesquisa, temos conseguido avançar na melhoria da qualidade e expansão do programa. Ao longo do quadriênio, o PPAC concedeu 20 bolsas de Doutorado, sendo 10 da Capes e 10 da FUNCAP, e 44 bolsas de mestrado, sendo 24 da CAPES e 20 da FUNCAP. Em dezembro de 2019, o PPAC contava com 16 Bolsas de Doutorado e 17 bolsas de mestrado ativas.

O PPAC não está poupando esforços para obter a Excelência Nacional, por meio da melhoria do conceito na CAPES. Todo o esforço de melhoria do PPAC está alinhado com o Plano Institucional de Desenvolvimento da UFC. Um dos mais importantes e prestigiados rankings internacionais do ensino superior, o britânico Times Higher Education (THE), traz mais uma vez a Universidade Federal do Ceará entre seus destaques. Segundo o THE, a UFC é a melhor instituição pública do Norte e Nordeste do Brasil. A mais recente lista do THE aponta as principais universidades entre os países de economia emergente, na qual constam 23 do Brasil. Entre as instituições brasileiras, a UFC coloca-se em 12º lugar, dividindo a posição com outras quatro universidades.

O Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC) atua com base nas seguintes dimensões:

  1. Acadêmica. Sob a perspectiva acadêmica, o PPAC privilegia conteúdos e práticas que dão oportunidade de experiência integrada de ensino, pesquisa e extensão a seus alunos. A pesquisa acadêmica recebe especial atenção considerando a grande demanda por formação de pesquisadores na área no Estado do Ceará e na Região Nordeste.
  2. Humana. Sob a dimensão humana enfatiza-se o desenvolvimento de competências para atuar em grupos e em processos, individual ou coletivamente, valorizando as relações humanas nas organizações e o compromisso com o desenvolvimento pessoal e profissional.
  3. Ético-Cultural. Sob a óptica da dimensão ético-cultural valoriza-se o desenvolvimento de atitudes éticas, de respeito à cultura das organizações e às exigências da profissão.

O PPAC, baseado nestas dimensões, tem como objetivo formar pesquisadores para o desenvolvimento teórico-empírico do campo da Administração e Controladoria. O Doutorado e Mestrado Acadêmico em Administração e Controladoria foca na qualificação de docentes e pesquisadores para atender à expansão do ensino no Estado do Ceará e nas Regiões Norte e Nordeste, e na formação de profissionais pesquisadores preparados para aperfeiçoar a gestão das organizações como também realizar estudos sobre a realidade local e regional.

Sob a óptica do desenvolvimento regional, o Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria vem contribuindo através de ações concretas desenvolvidas em seu âmbito:

– Melhorar em termos quantitativo e qualitativo o corpo docente e o coletivo de pesquisadores que atuam nas Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas, como também em empresas, principalmente no Estado do Ceará e no âmbito das Regiões Norte e Nordeste;

– Gerar soluções voltadas à melhoria da qualidade de vida da população das regiões Norte e Nordeste;

– Melhorar a competitividade das empresas instaladas no Norte e Nordeste, por meio da formação de pesquisadores qualificados e capazes de encontrar soluções para problemas na área de gestão organizacional;

– Fomentar a interação entre Programas de Pós-Graduação do Estado do Ceará e das regiões Norte e Nordeste com instituições de excelência acadêmica do Brasil e do exterior a fim de melhorar o nível da pesquisa com reflexos positivos na qualificação profissional de docentes e pesquisadores na região.

Desde o início de sua trajetória até o ano de 2019, o Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria já formou 7 Doutores e 140 mestres, e tem atualmente 107 alunos matriculados, sendo 50 de doutorado e 57 de mestrado.

É importante ressaltar o papel social e a abrangência do PPAC. Nossos discentes são provenientes de vários municípios do Estado Ceará (por exemplo, Fortaleza, Baturité, Boa Viagem, Maranguape, Mauriti, Eusébio, Pentencoste, Bacabau, Santa Quitéria, Juazeiro do Norte, Sobral e Barroquinha), e de outros estados do nordeste, como Rio Grande do Norte, Piauí, Paraíba, Sergipe e Maranhão. O PPAC também recebe discentes das regiões norte, notadamente Pará, Amazonas e Roraima.

No processo seletivo do ano de 2019, o PPAC recebeu 53 inscrições para o Doutorado para 11 vagas, sendo 6 nas linhas de pesquisa OES e 5 para a linha de CCF. A relação de 4,8 candidato/vaga contou com candidatos provenientes de Fortaleza (29), Interior do Ceará (06), Natal (05), Pará (01), Piauí (04), Mossoró (05), Rio de Janeiro (01), Rio Grande do Sul (01) e Amazonas (01). No caso do Mestrado foram 24 vagas para 182 inscritos, o que representa uma relação de 7,6 candidato/vaga, provenientes de Fortaleza (89), Interior do Ceará (37), Florianópolis (02), Pará (04), Amazonas (06), Natal (09), Mossoró (11), Piauí (11), Maranhão (03), Rio de janeiro (04) e São Paulo (06).

O PPAC apresenta uma significativa participação no cenário das bolsas de produtividade do CNPq. Ao término de 2019, o PPAC contava com cinco professores do Núcleo de Docentes Permanentes bolsistas de produtividade do CNPq:

1- Profa. Mônica Cavalcanti Sá de Abreu – PQ 1D

2- Profa. Vera Maria Rodrigues Ponte – PQ 2

3- Profa. Márcia Martins Mendes De Luca – PQ 2

4- Prof. Alessandra Carvalho de Vasconcelos – PQ 2

5- Prof. Vicente Lima Crisóstomo – PQ 2

A relevante produção do corpo docente e discente do PPAC permitiu o crescimento do número de professores do Núcleo de Docentes Permanentes como bolsistas de produtividade do CNPq. O PPAC já teve outros dois docentes como bolsistas de Produtividade.

6- Profa. Marcelle Colares de Oliveira (triênio 2012-2014; triênio 2015-2017)

7- Prof. Antônio Carlos Coelho (triênio 2014-2016).

 

No âmbito da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), o Prof. José Carlos Lazaro da Silva Filho tem uma Bolsa de Transferência Tecnológica (BTT) ligada a um projeto do INOVAFIT 2 (Edital da FUNCAP de Fomento a Inovação/Startup) com início em Dez de 2019. Esta bolsa tem como finalidade um apoio na transferência de conhecimento acadêmico, coordenação de uma pesquisa aplicada e proposta de fundamentação de um indicador, para base de uma plataforma de mercado justo.

A atuação do Núcleo Docente Permanente (NDP) na consultoria para as agências de fomento nacionais e estaduais/conselhos regionais/associações de pesquisa e ensino tem sido constante.

Ressalta-se a atuação da Profa. Márcia Martins Mendes De Luca como representante adjunta da área “Administração, Contabilidade e Turismo” da CAPES em dois mandatos consecutivos. Participação em comissões do Conselho Federal de Contabilidade: vice coordenadora do Comitê Científico para o 21º CBC. Coordenadora de áreas temáticas dos Congressos: USP International Conference (Auditoria e perícia); e Congresso Anpcont (Controladoria e contabilidade gerencial).

A Profa. Mônica Cavalcanti Sá de Abreu é membro do Comitê de Assessoramento da área de Administração e Economia (CA-AE) do CNPq com mandato no triênio 2018-2020. No ano de 2017, coordenou a equipe de avaliação do Prêmio Teses da Capes – Ano 1016 da área de Administração e Contabilidade, e no ano de 2018 integrou a equipe de avaliação do Prêmio Tese de Capes – Ano 2017. A Profa. Mônica Abreu também é membro do Comitê Científico da Divisão GOL – Gestão de Operações e Logística da ANPAD, coordenou a área de Gestão Ambiental do SEMEAD (nos anos de 2017 e 2018) e coordena a área de Estratégia Ambiental do ENGEMA.

A professora Tereza Batista é membro do comitê científico da Divisão Acadêmica Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho da ANPAD – Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração, em substituição ao professor Augusto Cézar de Aquino Cabral. O Prof. José Carlos Lazaro da Silva Filho atua como um dos líderes do track de Inovação Social no ENANPAD 2018 e 2019. O Prof. Vicente Lima Crisóstomo atua como um dos líderes da Área Temática “Governança Corporativa e Estrutura de Propriedade” da Divisão Finanças no ENANPAD 2018 e 2019.

Com recursos anuais do PROAP, do CNPq, CAPES e próprios dos docentes e discentes, o PPAC tem tido a participação sistemática em eventos nacionais e internacionais, tais como o AOM, EIBA, EGOS, AIB, BAM, ANPCONT, CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, ENANPAD, ENEO, ENGEMA, ENGPR, EURAM, AAA, EAA, ISIE, SEMEAD, dentre outros. Tendo inclusive, ganho expressivos prêmios de melhores artigos em congressos internacionais e nacionais.

O PPAC já conta com vários projetos de pesquisa financiados por agências de financiamento nacionais e internacionais. É importante mencionar tais projetos que têm gerado excelentes resultados em termos de produção científica, envolvendo os professores e orientandos. Mencionamos, a seguir projetos financiados por agências de fomento à pesquisa sob a coordenação de professores do PPAC no edital Universal 14/2018.

1-         Mônica Cavalcanti Sá de Abreu. (Processo 30007/2018-3). Título do Projeto: Construção de Cenários para Adaptação às Mudanças Climáticas e Transição para Economia Circular.

2-         Márcia Martins Mendes De Luca. Título: MECANISMOS DE CONTROLE DA GESTÃO E A QUALIDADE DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL.

3-         Vicente Lima Crisóstomo. (Processo: 433734/2018-3). Título do Projeto: “Financiamento da Empresa Latino Americana – Uma Análise do Papel da Estrutura de Propriedade e da Governança Corporativa”

4-         Vera Maria Rodrigues Ponte. “Investigação da relação entre disclosure, materialidade e origem legal dos países: um estudo de transações com partes relacionadas”.

O PPAC também conta com projetos financiados pela CAPES e DAAD:

O Prof. José Carlos Lazaro da Silva Filho coordena o Projeto: “Interventions towards Sustainable Consumption: A cross-cultural comparison between Germany & Brazil”. (2018 – Atual). Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Cooperação.

No âmbito da cooperação com países da África e da América Latina, ressaltamos a participação do Prof. Raimundo Eduardo Silveira Fontenele, no período de 05 a 15 de Agosto de 2019, em Maputo (Moçambique) na capacitação de 15 técnicos do Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas – MIMAIP, na operacionalização do Modelo de Avaliação de Contribuição Socioeconômica da Cadeia de Valor da Pesca em Moçambique, com financiamento do Banco Mundial. Além da formação de técnicos do Ministério, o projeto inclui a conversão do modelo de avaliação da contribuição sócio-econômica da cadeia de valor da pesca na economia de Moçambique numa aplicação informática (Dashboard) que deverá ser integrada no sistema de informação do setor.

O Prof. Raimundo Eduardo Silveira Fontenele, na qualidade de coordenador dos estudos para os países do Malawi, Serra Leoa e Peru, participou na elaboração do estudo “Illuminating Hidden Harvests (IHH)”, com foco na avaliação dos impactos diretos e indiretos da pesca artesanal, para a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Duke University – USA e WorldFish.

O PPAC mantém um periódico, a CONTEXTUS – REVISTA CONTEMPORÂNEA DE ECONOMIA E GESTÃO (ISSN 2178-9258) (http://www.periodicos.ufc.br/contextus) que atualmente está classificada no estrato B1 do sistema Qualis CAPES. O Prof. Diego Machado é o editor chefe da Revista Contextus, a qual tem por missão interagir com diferentes públicos e instituições no que diz respeito aos conhecimentos nas áreas de economia, administração e contábeis, tanto em nível nacional como internacional, para divulgar e fomentar a produção científica nessas respectivas áreas. Estão direcionadas para pesquisadores, professores, estudantes e profissionais que atuam nesses ramos de estudo. No ano de 2019, a Revista Contextus acolheu para fast track os melhores artigos da Divisão GOL do ENANPAD 2019.

O grande desafio do PPAC tem sido a consolidação das pesquisas, em um cenário de restrição orçamentária, e a formação de doutores e mestres focados na melhoria de desempenho das organizações, com o foco nas peculiaridades da economia das regiões Norte e Nordeste.

A internacionalização é um grande desafio a ser consolidado no PPAC, através do aumento da participação de docentes e discentes em Congressos Internacionais, no fortalecimento do fator de impacto do NDP, ampliação das redes com pesquisadores internacionais, na captação de recursos de agências internacionais de fomento, e na publicação de artigos em periódicos internacionais. Vale destacar que temos logrado publicação em periódicos internacionais anualmente, merecendo menção alguns destes: SCIENCE OF THE TOTAL ENVIRONMENT, JOURNAL OF BUSINESS RESEARCH, RESEARCH IN INTERNATIONAL BUSINESS AND FINANCE, JOURNAL OF ENVIRONMENTAL MANAGEMENT, PHYSICA. A, RESOURCES, CONSERVATION AND RECYCLING, JAPAN AND THE WORLD ECONOMY, JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION, CORPORATE GOVERNANCE (BRADFORD), CORPORATE SOCIAL-RESPONSIBILITY AND ENVIRONMENTAL MANAGEMENT, e EMERGING MARKETS REVIEW. Nossos professores têm também atuado na avaliação de artigos em periódicos internacionais e em corpos editoriais.

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