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Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC)

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Impacto do PPAC

Impactos do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria – PPAC

Descrição de repercussão da produção intelectual dos docentes permanentes do PPAC baseada em menções na mídia, disseminação em redes sociais, montante de leitores, tiragens/reedições de material publicados, entre outros

Um dos principais canais de repercussão da produção intelectual do PPAC é a publicação de artigos em periódicos e em eventos nacionais e internacionais. A qualidade dessa produção intelectual se confirma por meio da premiação de trabalhos nos eventos. Em 2020, pesquisadores do PPAC lograram premiação de melhores artigos de áreas temáticas no SEMEAD e ENGEMA; em 2019, no SEMEAD e dois prêmios de melhor artigo de área temática no ENGEMA; em 2018, melhor artigo de área temática no ENANPAD e ENGEMA.

No ambiente internacional, o PPAC conquistou os seguintes prêmios: Best Conference Paper Award no Corporate Responsibility Research Conference em Tampere/ Finlândia, 2019; Melhor artigo do tracking Fashion Marketing & Consumption, da 52a Marketing Academy Conference, 2019, Londres; Melhor artigo do tracking Market for Society, do EURAM 2019, Lisboa; Melhor trabalho no XX Congreso Internacional da Asociación Española de Contabilidad y Administración de Empresas, 2019.

O corpo docente do PPAC conta com um relevante portfólio de publicações em periódicos internacionais e nacionais. As métricas de citações dos 16 docentes permanentes (h-index e i10-index, do Google Acadêmico, H-index Scopus, e índice H Spell) são apresentadas no Anexo 6.3.

O impacto da produção do corpo docente também pode ser avaliado pela participação em várias mídias. O PPAC tem uma página no Facebook (https://www.facebook.com/ppacufc), onde divulga suas produções, eventos, editais e defesas finais; 711 seguidores. Nos últimos anos, a maior parte da produção passou a ser divulgada pelos grupos de pesquisa: o Laboratório de Estudos em Competitividade e Sustentabilidade (LECoS), coordenado pela Profa. Mônica Abreu, no Instagram (@lecosufc), com 1935 seguidores. No Facebook, o LECcoS (Lecos Feaac) tem 2035 amigos e 282 seguidores (em 4/2021). Na área de Consumo Sustentável, o Laboratório de Estratégia para Sociedade Sustentável (LESS), coordenado pelo Prof. Aurio Leocadio, tem 305 publicações e 463 seguidores (em 4/2021; @less_sustentabilidade). O Grupo de Pesquisa em Inovação Social e Sustentabilidade, InoS, coordenado pelo Prof. José Carlos Lázaro, no canal do Instagram (@inos.ufc) conta com 202 seguidores, 52 publicações, e página no Facebook (https://www.facebook.com/inosufc), com 118 seguidores (4/2021).

Cabe registrar a participação de pesquisadores nas mídias usuais como canais de televisão e emissoras de rádio. Destaca-se a participação do Prof. Áurio Leocádio, entrevistado como especialista em consumo sustentável no programa Mundo S/A, da emissora GloboNews, empresa do Grupo Rede Globo, em 2019 (https://canaisglobo.globo.com/assistir/globonews/mundo-sa/v/7613083).

Ademais, cabe destacar que, especialmente em 2020, com o incremento de atividades remotas, os professores do PPAC participaram de várias iniciativas de palestras, debates, mesas redondas e entrevistas, junto a grande mídia e mídia específica de algumas áreas, veiculadas por canal no Youtube ou Lives no Instagram.

Descrição das contribuições do PPAC para o ensino ou pesquisa pedagógica, nos vários níveis de formação

O PPAC tem procurado novas ferramentas metodológicas bem como de interação com outras instituições para melhoria das práticas de ensino visando a melhor formação discente. Alguns docentes têm realizado pesquisas nos temas Educacionais, seja na dimensão formativa seja na avaliativa.

No tocante à interface com a educação básica, destaca-se a participação dos professores que coordenaram o PET (Programa de Educação Tutorial) de Ciências Contábeis e de Administração, no quadriênio (Professor Vicente Lima Crisóstomo e o Professor Diego Machado, respectivamente). O PET promove visitas a escolas de ensino médio e profissionalizantes e, por meio de palestras e debates, divulga a profissão contábil e de administração, como também a UFC, e é um importante canal de interação entre os discentes do PPAC, da graduação e da educação básica.

Ainda no contexto da educação, a Profa. Tereza Cristina Batista de Lima exerceu, de 2016 a 2019, a função de diretora da EIDEIA – Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica, órgão ligado à Reitoria da UFC, que busca desenvolver a Formação Docente na UFC e implementar estratégias relacionadas à aprendizagem cooperativa junto à Universidade e às escolas públicas. Para tanto, atuou na definição de estratégias, articulação e definição de convênios com as Secretarias Estadual e Municipal de Educação, estruturação de processo seletivo de bolsistas e professores a serem capacitados e viabilização das atividades de capacitação.

No campo da graduação, além da participação ativa dos docentes do PPAC nos cursos de graduação da FEAAC-UFC, em atividades como ensino, orientação e pesquisa, destaca-se a contribuição da Profa. Márcia Martins Mendes De Luca como membro da Comissão para Análise de Processos de Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos de Ciências Contábeis, do CFC, junto ao Ministério da Educação (MEC), no período 2010-2018. Essa Comissão, instituída pelo Conselho Federal de Contabilidade, por demanda do Ministério da Educação, teve o objetivo de analisar os pedidos de abertura, reconhecimento e renovação de reconhecimento dos Cursos e Contabilidade, sob a perspectiva do conteúdo/ensino ministrado pelas IES e do mercado de trabalho de contadores, considerando as características socioeconômicas locais e regionais para incorporar os graduados nesse mercado.

Merece destaque ainda, a qualidade da formação discente do PPAC, tendo em vista que são muitos os egressos que passaram a atuar no magistério superior. Além da atividade de ensino, as atividades de pesquisa continuaram a ser desenvolvidas por esses egressos e a maioria delas segue em desenvolvimento com a participação do corpo docente do Programa. Destaca-se também que vários egressos do Mestrado realizam/realizaram Doutorado em outros Estados do Brasil e no Exterior.

Descrição das contribuições do PPAC para o desenvolvimento local, regional ou nacional

 O planejamento do PPAC se alinha às principais diretrizes do plano de desenvolvimento da UFC, na medida em que busca a interação com a sociedade por meio da formação de discentes e da geração e difusão do conhecimento, distinguindo-se como referência regional pela excelência acadêmica de suas ações. Nesse sentido, inicialmente, vale ressaltar que o PPAC tem obtido crescente visibilidade no cenário local e regional, e até nacional, especialmente depois da implantação do curso de Doutorado em 2015. O fato é atestado pelo crescente número de inscrições nos processos seletivos anuais do PPAC de candidatos dos vários estados brasileiros.

Para garantir essa visibilidade, o PPAC busca continuamente a melhoria do processo de formação e do impacto da sua produção intelectual nos âmbitos nacionais e internacionais. Os resultados da formação discente podem ser observados a partir do crescimento profissional dos egressos dos cursos, seja em instituições acadêmicas seja em empresas do mercado ou órgãos públicos, confirmado pelos dados da pesquisa dos Egressos, relatada no Coleta 2020, em que 96% dos respondentes declaram que o curso teve influência favorável em sua trajetória profissional. Seguem algumas instituições em que os egressos do PPAC se destacam: Universidades públicas e privadas do Estado do Ceará e de outros estados (UFC, IFCE, ESPM, USP, FUCAPE, UFERSA, UVA-CE, UFT etc.), Banco do Brasil, Defensoria Pública, Tribunal Regional do Trabalho, Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Banco do Nordeste do Brasil, Corpo de Bombeiros, M. Dias Branco S. A., Companhia Docas do Estado do Ceará, Governo do México.

Dessa forma, registra-se a repercussão exitosa do PPAC na formação de profissionais qualificados para atuar na docência e na gestão de empresas públicas e privadas, de instituições/órgãos do setor público, além da contribuição para o desenvolvimento das áreas de conhecimento no campo da gestão e das ciências contábeis e controladoria. Sob essa perspectiva, vale mencionar que os docentes do PPAC têm representatividade no cenário nacional, posto que participam como membros de comitês/líderes de área temática de importantes eventos nacionais da área (SEMEAD, ENGEMA, ENANPAD, ANPCONT, USP de Contabilidade e Controladoria, UnB de Contabilidade e Governança, entre outros), além da participação em editorias de revistas científicas da área. Vale registrar ainda a participação da Profa. Mônica Cavalcanti Sá de Abreu no Comitê de Assessoramento do CNPq da área de Administração e Economia (CA-AE) no triênio 2018-2020, e a partir de 2020, como coordenadora, e da Profa. Márcia M. Mendes De Luca, coordenadora adjunta da área na Capes, de 2011 a 2017.

Descrição das contribuições do PPAC que caracterizam integração e cooperação com outros PPGs e organizações e/ou instituições setoriais relacionados à área de formação do programa; ações afirmativas ou de extensão; de infraestrutura e de articulação com entidades voltadas para o desenvolvimento tecnológico, econômico, social e/ou cultural do contexto de atuação do programa

No quadriênio, registra-se a participação de docentes do NDP em bancas de Doutorado e de Mestrado em outros Programas nacionais, e bancas em Programas de Pós-graduação internacionais, a saber: Profa. Alessandra Carvalho de Vasconcelos, no Doutoramento em Contabilidade, da Universidade do Minho; e Profa. Marcelle Colares Oliveira, no Doutorado em Economia de Empresas, da Universidade de Salamanca, e no Doutorado em Comunicação, da Universidade Pontificia de Salamanca.

No contexto do Projeto PROBRAL, financiamento CAPES-cooperação internacional, coordenado pelo Prof. José Carlos Lázaro, registra-se a participação dos docentes Aurio Leocádio e Claudia Buhamra, e o envolvimento do PPGA da UNIFOR (Marina Dantas Figueiredo e Minelle Silva), além de dois alunos do PPAC e um alunos do PPAG- UNIFOR.

Um grupo de docentes do PPAC e dos PPGAs da UECE e da UNIFOR tem estabelecido parcerias para o desenvolvimento de um grupo de cooperação, desde 2019: Prof. Samuel Camara e Profa. Elda Tahim, da UECE, os professores José Milton Souza e Ednilson Cabral, da UNIFOR, e os Professores José Carlos Lázaro e Alessandra C. de Vasconcelos, do PPAC/UFC.

Em 2018, o PPAC recebeu o Prof. Eugênio Ávila Pedrozo e a Profa. Tânia Nunes da Silva, ambos da UFRGS para a disciplina de Tópicos Avançados em Gestão Organizacional (32h). Registra-se a participação dos Professores José de Oliveira Puppim (FGV), Charbel José Chiappeta Jabbour e Ana Beatriz Lopes de Sousa Jabbour, ambos da Montepellier Business School (França), Robson Rocha (Aarhus University, Dinamarca) e Luciano Barin-Cruz (HEC-Montreal, Canadá) nos Seminários de Pesquisa em Organizações, Estratégia e Sustentabilidade para os Doutorandos do PPAC. Nos Seminários de Pesquisa em Contabilidade, Controladoria e Finanças (CCF), contamos com a participação dos professores Isabel Lourenço (ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa), Edilene Santana Santos (FGV/SP), Paolo Rodrigo Saona Hoffmann (Saint Louis University – Madrid Campus), Jose Elias Feres de Almeida (UFES), e André Aroldo Freitas de Moura (FUCAPE Business School).

Registra-se a integração com pesquisadores internacionais, tendo como pilar central o pós-doutoramento dos docentes Alessandra Carvalho de Vasconcelos (Wageningen University & Research), Ana Paula Pinho (Universidade Western Ontario/Canadá), Márcia Martins Mendes De Luca (University of Illinois at Urbana-Champaign), Mônica Cavalcanti Sá de Abreu (Universidade de São Paulo), José Carlos Lazaro Silva Filho (Technische Universität-Berlin), Áurio Lucio Leocadio da Silva (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e Marcelle Colares Oliveira (Universidad de Salamanca).

Quanto à articulação com entidades, aponta-se a participação dos docentes em comitês de entidades acadêmicas (ANPAD, ANPCONT), profissionais (Conselho Federal de Contabilidade), de regulação (CAPES, CNPq), de mercado (APIMEC), entre outras, conforme mencionado de forma mais detalhada em Proposta 3 – Impacto na Sociedade, e 1 – Programa.

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