Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC)

Área do conteúdo

Discentes e Egressos

Discentes e Egressos

O perfil do egresso formado pelo Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria é o de docentes, pesquisadores e profissionais com profundidade e maturidade científica que possibilite uma contribuição diferenciada no campo da produção e difusão de conhecimentos em Administração e Controladoria, tanto no cenário nacional como internacional. O Doutor e Mestre egressos do PPAC atuam profissionalmente com postura ética, reflexiva, crítica, com implicação social e sensibilidade diante dos problemas das regiões Norte e Nordeste, e capacidade de empreender esforços frente às demandas regionais.

Considerando os objetivos do PPAC, a formação do egresso está centrada não somente nas competências, mas também nas suas repercussões sociais, levando em conta a inserção do docente, do pesquisador e do profissional em um debate contemporâneo mais amplo, envolvendo questões culturais, econômicas, ambientais, sociais que impactam no desenvolvimento da Administração e da Controladoria como campos da ciência aplicada.

É importante ressaltar o papel social e a abrangência do PPAC. Os discentes do PPAC são provenientes de vários municípios do Estado Ceará, além de Fortaleza, capital do Estado; de outros estados do Nordeste, como Rio Grande do Norte, Piauí, Paraíba, Sergipe e Maranhão; da região Norte, notadamente Pará, Amazonas e Roraima; e de outros estados do Brasil. O PPAC também já titulou mestres oriundos de outros países: São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e México.

A visibilidade do Programa também pode ser observada a partir da frequente presença de candidatos de vários Estados da Federação (Rio Grande do Norte, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Amazonas, Santa Catarina, Maranhão e São Paulo) para o processo seletivo das turmas de Doutorado e do Mestrado.

Com o objetivo de aprimorar a formação discente e melhorar a qualidade do Programa, acompanhamos de forma sistemática a trajetória dos discentes e dos egressos a fim de confirmar as competências adquiridas e a suas repercussões.

Os impactos dos resultados obtidos com as ações de consolidação do PPAC, em especial do seu corpo docente, são refletidos no corpo discente. Além de ações pedagógicas inovadoras, a atividade de pesquisa é intensa junto aos discentes assim como os incentivos à publicação de pesquisas pelos egressos. Destaca-se que mais de 80% das teses e dissertações defendidas no Programa geram publicação em anais de eventos e em periódicos da área.

Importante destacar também o apoio da Universidade Federal do Ceará e de órgãos de fomento à pesquisa como a FUNCAP, CNPq e CAPES, através de concessão de bolsas de estudo e financiamento de projetos de pesquisa. O PPAC tem conseguido avançar na melhoria da qualidade e expansão do programa, contando com bolsas para os discentes de mestrado e doutorado, seja da CAPES seja da FUNCAP (Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

O PPAC tem uma sistemática para acompanhamento de discentes e egressos. A secretaria do PPAC acompanha todos os doutorandos e mestrandos, desde a sua entrada no PPAC até a defesa final da Tese ou Dissertação, bem como acompanha os seus egressos. Ao final de cada ano letivo é solicitado aos discentes ativos e aos egressos informações sobre a sua atuação profissional, além de informações sobre sua produção intelectual. De posse das informações levantadas, o relatório é apresentado na reunião anual de Planejamento do PPAC. A informação dos egressos é fundamental para o planejamento das ações futuras com a finalidade de aprimorar o processo de formação do PPAC e ampliar as oportunidades de sucesso dos nossos discentes/egressos no mercado.

Exibir subpáginas.
Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo