Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria – PPAC
Sistemática de planejamento do PPAC, incluindo histórico, procedimentos e periodicidade
O Planejamento Estratégico do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC) é o principal instrumento da sua gestão, sendo elaborado com base nas diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal do Ceará, que está atualmente em execução relativo ao período 2018-2022, baseado no Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 e nos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) oriundos da Organização das Nações Unidas (ONU).
Buscando a excelência e observando as diretrizes do PDI da UFC, o Planejamento Estratégico do PPAC contempla um conjunto de ações específicas que visam permitir o alcance dos objetivos do programa. Para definição do Plano de Ações, utiliza-se a Matriz SWOT, fundamentada nos focos estratégicos e na identidade do PPAC (valores, missão e visão de futuro). Além das ações planejadas para o quadriênio 2017-2020, destaca-se também as ações já estabelecidas para o próximo quadriênio, 2021-2024.
Tais ações são executadas e monitoradas, em estado de permanente atenção. As reuniões mensais do colegiado do PPAC, em que participa todo o corpo docente do Programa e representantes do corpo discente, fazem parte da estratégia de monitoramento permanente das ações do Planejamento Estratégico, além da autoavaliação realizada nos períodos de elaboração de relatórios das atividades do PPAC, seja para a PRPPG da UFC seja para a Capes. Esses procedimentos, dentre outros, além de identificar eventuais problemas e/ou dificuldades a fim de buscar soluções de forma mais tempestiva, realimentam o Plano de ações, que passa a ser contemplado no planejamento estratégico.
A execução, acompanhamento e controle do Planejamento Estratégico do PPAC têm como foco o alcance dos objetivos do Programa, especialmente nos aspectos da formação de mestres e doutores e da produção do conhecimento que é gerado, visando obter impacto social e econômico e gerar benefícios para a sociedade.
Metas de consolidação do PPAC, incluindo os compromissos de formação, produção e, quando for o caso, crescimento do PPAC
O PDI 2018-2022 da UFC tem metas específicas relativas à Pós-graduação, especialmente nos eixos temáticos “Ensino” e “Pesquisa”, que o PPAC tem observado em seu Planejamento Estratégico. A seguir são apresentadas as principais metas do PPAC:
– Melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem visando a excelência na formação discente;
– Melhoria da qualidade da pesquisa de modo a consolidar o PPAC como centro de excelência em pesquisa em nível regional e nacional;
– Incremento da qualidade das publicações que veiculam os resultados das pesquisas de discentes e docentes realizadas no PPAC;
– Ampliação do Programa através de um incremento, planejado e consistente com a capacidade do PPG, do número de vagas para a formação de mestres e doutores, de acordo com as suas linhas de pesquisa;
– Qualificação/renovação do corpo docente do programa PPAC, em especial por meio de incentivo para que os docentes desenvolvam o pós-doutorado, preferencialmente em instituições estrangeiras, como forma de fomentar a internacionalização da produção e a participação em grupos de pesquisa internacionais;
– Incentivos para a realização de visitas técnicas e iniciativas de educação continuada para atualização constante do corpo docente;
– Ampliação do número de projetos de pesquisa financiados por agências de fomento e/ou outros órgãos, nacionais e internacionais;
– Expansão das parcerias em projetos de pesquisa, internamente bem como com pesquisadores de outros centros de pesquisa, nacionais e internacionais;
– Aumento do número de convênios com IES públicas e privadas, visando ampliar o fluxo de discentes em intercâmbios nacionais e internacionais.
Orientação do PPAC com relação aos compromissos de impacto da produção intelectual e internacionalização
O PPAC entende que a formação da qualidade do processo ensino-aprendizagem dos discentes, além das parcerias e intercâmbios nacionais e internacionais, são ações importantes para alcançar o impacto da produção intelectual do Programa e promover a sua internacionalização.
Dessa forma, para alcançar as suas metas (Campo 2 deste Anexo), destacam-se as ações de incentivo aos docentes para a realização de pós-doutorado, principalmente em instituições de ensino no exterior, e as ações de apoio ao fluxo de discentes em intercâmbios internacionais, que visam, além de expandir parcerias, ampliar e/ou aprimorar conhecimentos, teóricos e metodológicos, que possam ser utilizados para melhorar a qualidade das pesquisas e da sua publicação, gerando maior impacto.
No âmbito da internacionalização e com foco no impacto da produção intelectual, o PPAC tem ainda o compromisso de aumentar o número de Projetos com financiamento internacional, aumentar o número de artigos em coautoria com pesquisadores estrangeiros, ampliar as relações institucionais com instituições estrangeiras, e ofertar Dupla Titulação.
Desenvolvimento de ações alinhadas ao planejamento da IES, considerando as necessidades regionais, nacionais e internacionais
O Planejamento Estratégico do PPAC se alinha às principais diretrizes do PDI da UFC no tocante à busca da interação com a sociedade por meio da formação de discentes e da geração e difusão do conhecimento, distinguindo-se como referência regional pela excelência acadêmica de suas ações.
Destaca-se o foco na formação e qualificação de docentes e pesquisadores, em nível de mestrado e doutorado, para atender à expansão do ensino e da pesquisa nas regiões Nordeste e Norte, tanto na área de Administração quanto na área de Controladoria, considerando a necessidade de melhoria da qualidade do ensino nas Instituições de Ensino Superior, principalmente nessas regiões.
Ademais, alinhado aos objetivos do PPAC, o planejamento estratégico contempla ações para, por meio da formação de pesquisadores qualificados na área da gestão organizacional, aprimorar a gestão e o controle das organizações, visando maior competitividade das empresas instaladas no Nordeste e no país como um todo.
Orientação do PPAC com relação à inovação, transferência de conhecimentos e impactos sociais do PPG
Considerando o escopo e objetivos da proposta do Programa, que contempla os cursos de Mestrado e Doutorado, o PPAC promove ações que visam contribuir não apenas para o conhecimento das ciências de gestão, mas principalmente, para fomentar o diálogo e o avanço com áreas afins à Administração e à Controladoria.
Assim, destacam-se as ações voltadas ao desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e capacitação dos docentes em novas metodologias de ensino, com o objetivo de aprimorar a transferência de conhecimentos ao corpo discente visando a excelência da sua formação.
O PPAC entende que essas ações geram impacto social direto, na medida em que promove o desenvolvimento da trajetória pessoal e profissional dos seus egressos, assim como contribui para o desenvolvimento do Programa, ao consolidar, por exemplo, o corpo docente, considerando que discentes com melhor formação colaboram para o alcance do impacto da produção intelectual.
Ações/esforços relacionados à sustentabilidade do PPAC, incluindo aquelas relacionadas a problemas ou limitações apontadas pela autoavaliação e aquelas vinculadas à captação de recursos necessários à sustentação da pesquisa e das atividades de formação definidas pelo planejamento
O planejamento estratégico do PPAC, alinhado ao seu processo de autoavaliação, visa garantir a continuidade das suas atividades, em um nível de excelência que agregue valor à sociedade.
Considerando os principais fatores do planejamento e dos objetos de análise nos processos sistemáticos de avaliação do PPAC, que levam em conta a proposta do Programa, formação discente, produção intelectual, gestão do programa e aspectos estruturais, destacam-se alguns itens que, em geral, requerem ações de forma mais recorrente, visando a sustentabilidade do programa.
Entre outros esforços, busca-se metodologias mais eficientes e inovadores tanto para a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem quanto da qualidade da pesquisa, visando o impacto da produção intelectual; incentivos para que os docentes realizem o pós-doutorado ou busquem parcerias, especialmente as estrangeiras, para ampliar a capacidade de financiamento dos projetos de pesquisa; monitoramento dos egressos e seus indicadores; e a promoção de maior interação com a sociedade a fim de obter maior inclusão e impacto do programa.